Terremotos, erupção vulcânica e tempestades na véspera do 21-12-2012

André Oliveira | 08:32 |


O fim do ano reservou surpresas em diversas partes do mundo, terremotos, erupção vulcânica e tempestades nos últimos 30 dias fizeram-se presentes no cenário global.
Abaixo seguem alguns acontecimentos procedentes da natureza nos últimos dias:

Terremotos no Brasil dia 19-12-2012 ( Hoje)


No ano de 2012 em Montes claros MG, ocorreram mais de 7 terremotos, o ultimo aconteceu hoje dia 19-12-2012, a população foi surpreendida por três tremores de terra, telefones ficaram sem sinal e a cidade ficou sem luz, os moradores assustados com o fato correram para as ruas com medo de desabamentos. O primeiro tremor aconteceu ás 2h50 e minutos depois um segundo tremor foi registrado e cerca de meia hora depois um terceiro. Cada tremor durou menos de 5 segundos, porém gerou um barulho muito forte, feito um trovão e o chão tremeu. Não foi informado pelo laboratório sismológico de Brasília o grau de intensidade dos tremores. Em 19 de maio de 2012 Montes Claros registrou o maior tremor de sua historia, com 4 graus na escala Richter, e este ano foi o que mais teve terremotos.

Fortes tempestades em várias regiões do Brasil – ultima no dia 18-12-2012 (ontem)

O fim de ano no Brasil não está sendo marcado apenas por terremotos, mas também por grandes tempestades que alagam ruas e destelham casas. Duas tempestades com fortes ventos ocorreram nos dias 18-12-2012 no Espírito Santo e 15-12-2012 no Rio Grande do Sul.  
A tempestade do Espírito Santo deixou casas destelhadas e durou cerca de duas horas, arvores caíram nas estradas impossibilitando a passagem de veículos e uma residência foi interditada pela Defesa Civil.

No Rio Grande do Sul os ventos atingiram mais de 100 Km/h, causou estragos na Região Central e Fronteira Oeste, segundo a defesa civil, os municípios estão analisando os prejuízos e devem encaminhar as notificações para a Nopred. No centro do RS, 15 casas foram destelhadas e teve quedas de arvores e postes sobre as casas e ruas. Na Fronteira Oeste, a chuva foi mais forte em Santa do Livramento, tendo ventos de 116 Km/h e 14 casas foram destelhadas.







Maior erupção vulcânica da historia de vulcão na Rússia - 27-11-2012


 O vulcão Plosky Tolbachik, localizado em Kamchatka, na Rússia, entrou em erupção pela primeira vez em 1979, expelindo toneladas de lava sobre os arredores. A erupção de novembro de 2012 é a mais forte já registrada pelo vulcão, um centro turístico e uma base de pesquisa foram destruídos pela lava. Segundo relatos dos moradores da região, o cenário parece o “armagedom” e colunas de lava são expelidas a dezenas de metros de altura.


Category: